Na base do conhecimento está o erro

XXI Governo Constitucional

XXI Governo

 

Que não haja enganos. Sou um crítico da maneira como António Costa chegou a Primeiro-Ministro. Nem tudo que é legal é legítimo e, seguramente, não será decente. Todavia, a expressão popular originou estas circunstâncias e como aquilo que é exigível a cada pessoa é que aja em consciência e consciente das responsabilidades das suas decisões, assumam estas uma dimensão imaterial – palavras – ou uma forma tangível – ações – estou certo que estarão disponíveis para responder pelas mesmas.

Dito isto, reafirmo que usualmente dou sempre o benefício da dúvida. Evito fazer juízos de valor, mas não me coíbo de expressar uma opinião crítica. Sobre o elenco governativo que hoje toma posse, gostaria de expressar duas preocupações relativamente a dois ministros: Justiça e Negócios Estrangeiros.

Não ponho em causa o valor da nova Ministra da Justiça, reputada magistrada, mas preocupa-me a sua ligação a Pinto Monteiro e a Cândida Almeida. Receio que a mesma sirva para ser um contrapoder à actual Procuradora-Geral da Justiça, Joana Marques Vidal, que já deu provas de não ceder a pressões e interferências políticas.

Espero, sinceramente, que Francisca Van Dunem, esteja ciente desta possibilidade, que não se deixe manipular, que possua lealdade institucional para quem a indicou, mas que não deixe que esta lealdade subverta o princípio da separação dos poderes.

A minha segunda preocupação recai sobre Augusto Santos Silva, cuja personalidade não se adequa à pasta que vai ocupar. Não é uma pessoa diplomata por natureza.

No âmbito da atividade da política externa, creio ser indesmentível que, no que respeita à diplomacia económica, os resultados são visíveis, pelo que, espero que o caminho iniciado seja continuado. Neste capítulo, serei um observador muito atento.

(Uma última palavra vai para Manuel Caldeira Cabral. Espero que lhe seja permitido implementar algumas das suas ideias. Todavia, tenho sérias dúvidas que a CGTP-IN o permita).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s