“Democratização do Regime”
Henrique Neto e mais sessenta personalidades, apresentaram um “Manifesto pela Democratização do Regime”.
Considerando a maior parte das pessoas que são signatários deste manifesto, tenho sérias dúvidas sobre as mudanças que defendem. Contudo, facto de se manifestarem é positivo.
De qualquer maneira, como os pontos são vagos e genéricos, temos que aguardar para ver quais são as posições concretas relativamente ao sistema de governo e afins.
O problema de Portugal não é o regime ou a forma de governo, mas sim o sistema de governo (leia-se semipresidencialismo).
Alterar o sistema eleitoral sem alterar o sistema de governo é perpetuar o status quo.
Defender um referendo que permitisse aos portugueses a possibilidade de manifestarem a sua escolha entre um sistema de governo presidencial ou parlamentar é que seria inovador e clarificador quanto à mudança que Portugal necessita.
De realçar que alguns movimentos, como o Movimento Revolução Branca, já tinham anteriormente tomado iniciativas do género e até mais profundas.
2013-03-14 at 13:06
Meus caros, o problema de Portugal (logo, o nosso problema) não é o regime, não é o sistema, não é a forma de governo. O nosso problema é a falta de homens (ou mulheres) capazes de resgatar os valores nacionais. Resgatar a vontade de ser português e de trabalhar por Portugal.
Hoje somos um povo sem frágil e perdido. Sem comando e sem vontade. Mude-se este estado de espírito e voltaremos a progredir.
Deixemo-nos de conversa e coloquemo-nos, cada um, na sua possibilidade, a serviço da nação e do próximo.
2013-03-14 at 13:38