Presidenciais 2011 – Cadernos eleitorais
Votei hoje de manhã.
Fiquei com a sensação que o movimento era similar ao de anteriores actos eleitorais. No entanto, houve algo que me surpreendeu.
Ao passar pela junta de freguesia, reparei que à porta estava uma fila razoável de pessoas (note-se que depois do almoço a fila estava consideravelmente maior).
Inicialmente pensei que também na junta – seria a primeira vez, diga-se – tivesse sido colocada uma urna.
Afinal, tratava-se de pessoas que estavam a ver o que se passava com o registo do nome delas nos cadernos eleitorais, pois não constavam nos mesmos.
Será que esta circunstância está a acontecer por tudo o terrítório nacional?
E que influência terá no apuramento dos resultados?
É vergonhoso!
Quem tem Cartão Único(supostamente deveria mencionar o nº de eleitor e facilitar a vida aos cidadãos) teve que esperar numa fila interminável à espera que 2 pessoas utilizando uma net portatil (mais lenta!!!) verificassem o número de eleitor.
Escusado será dizer que o sistema estava lento e com afluência elevada causando uma média de 30 minutos de consulta por pessoa….
2011-01-23 at 17:25
Concordo com a Cláudia.
É realmente vergonhoso o que se passou nestas e nas anteriores eleições por causa do nº de eleitor.
As pessoas que tenham cartão do cidadão (CC) e que não saibam o seu nº de eleitor, das duas uma:
– consultam o seu nº na net ou via sms – num dia como o de hoje é uma tarefa ingrata;
– vão à junta.
Supostamente, o CC seria facilitar a vida do cidadão uma vez que reunia vários cartões num só. Só que tem-se verificado que houve vários lapsos estrondosos no CC.
Um desses lapsos é a falta do n.º de eleitor impresso no cartão à semelhança dos outros números que lá constam.
Um outro lapso, foi logo notado na apresentação do CC realizada na Póvoa de Lanhoso, é a falta de um 2º nível de verificação a nível de segurança. Qualquer cidadão que seja assaltado e seja obrigado a dar o pin, está a dar ao assaltante a possibilidade transferir todos os bens do assaltado para a sua propriedade.
Os técnicos que estavam presentes na apresentação foram questionados por algumas pessoas durante apresentação, de inicio ainda respondiam às questões, mas quando entravam em questão mais técnicas viravam-se para a legislação e deixam de responder. Em off-record, os próprios técnicos concordavam que o CC tinha algumas deficiência a nível de segurança e que foi criado apenas para ajudar um amigo do então governo.
Em suma:
– o nosso CC nada é mais que um documento que reúne vários documentos, mas que facilita pouco a vida quando os cidadãos vão exercer o seu direito de voto e que está consagrado em lei;
– é documento que pode fazer com que de um momento para o outro possamos ficar sem bens a favor do assaltante;
– é falhanço a nível de segurança e disponibilização de informação é insuficiente.
Abraços.
2011-01-23 at 18:23
Quem diz que Portugal vai no vagão detrás?
Já está desligado do comboio há tanto tempo e que já parou e está a andar em sentido contrário
Pobre Portugal!
2011-01-24 at 14:06