Na base do conhecimento está o erro

Desagregação?

Não é novidade que a sociedade ocidental está em declínio.

Por vários motivos. O desfasamento do sistema de organização política face ao desenvolvimento tecnológico é capaz de ser o mais perceptível. Mas os restantes não devem ser negligenciados. Como o relacionamento entre os poderes, central e local, do Estado, que é um dos factores que pugna pela unidade e integridade nacional.

A falta de confiança entre os titulares destes poderes não é brincadeira nenhuma. É algo que pode colocar em causa a sobrevivência da nação.

One response

  1. João Gabriel Marques

    Prezado primo Vicente

    A meu ver o declínio, digamos mesmo decadência, da civilização ocidental deve-se a problemas religiosos e morais. Cortamos as ligações com a raiz que fazia a força da nossa civilização, que era o cristianismo. A secularização vai levar-nos à ruína. Quer ver um exemplo? Afastados de Deus e da Sua Igreja, não aceitamos razões morais para fazer ou deixar de fazer o que quer que seja, no campo da sexualidade mormente.Queremos usufruir da sexualidade sem responsabilidade alguma, não admitindo suas consequências naturais, isto é, filhos. Filhos são transtornos a evitar de qualquer modo. Os ensinamentos da Igreja a este respeito são particularmente desconsiderados. E aí a poderosa técnica desenvolvida pela nossa civilização forneceu a esta mentalidade hedonista todo um arsenal anti-natalidade: Anti-concepção e aborto. E então o que está a acontecer? Os países ocidentais envelhecem perigosamente, com suas populações em franco declínio. No nosso amado país o problema é o mesmo, o número de nascimentos é muitíssimo menor do que seria necessário para ao menos permanecermos nos 10 milhôes de habitantes…Não é sustentável a situação. Então, parece óbvio que a civilização ocidental dessaparecerá melancolicamente única e exclusivamente por falta de ocidentais. Outros grupos demograficamente mais vigorosos nos substituirão, mas não à altura…

    Sinto que há uma cegueira coletica a este respeito. Em pleno século XXI e no estado miserável em que nos encontramos, os governantes dão-se ao luxo de aprovar legislação abortista…Como se não precisassemos de todos e de cada um.

    O peixe morre pela boca. É por causa da gula que o peixe é fisgado. A luxúria é que nos levará à morte.

    João gabriel de Osório Barbedo Marques
    Rio de Janeiro

    2010-09-10 às 16:09

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s